Redes sociais se tornaram uma das principais formas de divulgação na internet. A cada dia, mais empresas investem em suas fanpages atrás de “likes” e, consequentemente, em busca de uma maior interação com seus clientes.
E, com a possibilidade de ganhar mais visibilidade para a marca, muitas companhias aderem ao uso das promoções. Nesses casos, prêmios são divulgados pelo Facebook e os interessados normalmente precisam compartilhar a promoção, recomendá-la ou mesmo “curtir” a página da empresa para participar.
Pensando nisso, o Wishpond foi criado especialmente para ser uma ferramenta prática na realização de sorteios pela rede social de Mark Zuckerberg. A partir de um cadastro, é possível definir e programar, em poucos passos, como o sorteio aparecerá na fanpage, além de monitorar o número de participantes, o alcance da campanha, entre outros dados.
O Wishpond oferece 30 dias para testes gratuitos. Depois desse período, caso você queira continuar usando o serviço, é preciso optar por um dos planos oferecidos.
E, com a possibilidade de ganhar mais visibilidade para a marca, muitas companhias aderem ao uso das promoções. Nesses casos, prêmios são divulgados pelo Facebook e os interessados normalmente precisam compartilhar a promoção, recomendá-la ou mesmo “curtir” a página da empresa para participar.
Pensando nisso, o Wishpond foi criado especialmente para ser uma ferramenta prática na realização de sorteios pela rede social de Mark Zuckerberg. A partir de um cadastro, é possível definir e programar, em poucos passos, como o sorteio aparecerá na fanpage, além de monitorar o número de participantes, o alcance da campanha, entre outros dados.
O Wishpond oferece 30 dias para testes gratuitos. Depois desse período, caso você queira continuar usando o serviço, é preciso optar por um dos planos oferecidos.
Pré-requisito
Crie uma conta no Wishpond.
Criando o sorteio
Depois de criar a sua conta no Wishpond, selecione o tópico “Campaigns”, localizado no menu superior da página.
Neste momento, será mostrado na área central do site o botão “Create a campaign”. Ao clicar sobre ele, serão apresentados os tipos de campanha que você poderá realizar através do serviço: “Sweepstakes”, “Photo Contest”, “Offer”, “Video Contest”, “Essay Contest”, “Vote Contest”, “Pinterest Contest” e “Photo Caption Contest”. Selecione a opção primeira opção da lista, que, em tradução livre, significa “Sorteios”.
Neste momento, será mostrado na área central do site o botão “Create a campaign”. Ao clicar sobre ele, serão apresentados os tipos de campanha que você poderá realizar através do serviço: “Sweepstakes”, “Photo Contest”, “Offer”, “Video Contest”, “Essay Contest”, “Vote Contest”, “Pinterest Contest” e “Photo Caption Contest”. Selecione a opção primeira opção da lista, que, em tradução livre, significa “Sorteios”.
A criação do sorteio pelo Wishpond é dividida em cinco partes. Inicialmente, você deve definir onde ele deverá aparecer: no Facebook; no website ou blog; na fanpage e no website pessoal; e apenas no Wishpond. Neste tutorial, selecionaremos apenas a opção “My Facebook page”.
Em seguida, será necessário realizar o login no Facebook. Durante o processo, são apresentadas quais ações serão feitas pelo serviço em sua conta na rede social, como gerenciar suas páginas e publicar em seu nome. Caso você esteja de acordo, selecione o botão “Permitir”.
Em seguida, será necessário realizar o login no Facebook. Durante o processo, são apresentadas quais ações serão feitas pelo serviço em sua conta na rede social, como gerenciar suas páginas e publicar em seu nome. Caso você esteja de acordo, selecione o botão “Permitir”.
Assim que você realiza o login no Facebook, o Wishpond apresentará o perfil cadastrado e você deverá selecionar a opção “Connect this page”.
O passo seguinte é o que permitirá editar as informações quanto à promoção, pois são apresentados alguns campos a serem preenchidos:
O passo seguinte é o que permitirá editar as informações quanto à promoção, pois são apresentados alguns campos a serem preenchidos:
- Your Business Name: o nome da sua empresa, site ou blog;
- Language: são oferecidos diversos idiomas, inclusive português;
- Sweepstakes Title: título principal do sorteio (exemplo: “Ganhe 50 reais para gastar em nossa loja!”);
- Imagem: é possível definir uma figura para ilustrar o sorteio. No caso, você poderá fazer o upload dela a partir de imagens do Flickr ou do seu computador;
- Describe your Sweepstakes and the prize to be won: espaço para você explicar sobre o funcionamento do sorteio, além de fornecer mais detalhes quanto ao prêmio que será oferecido;
- Timing: neste tópico, você deverá definir o fuso horário a ser seguido pelo Wishpond (no nosso caso, o de Brasília) e as datas e horários de início e término do sorteio.
O serviço ainda oferecerá opções de customização do sorteio, como requerer que os membros do Facebook que queiram participar tenham que “curtir” primeiramente a sua fanpage. Em seguida, uma prévia de como o sorteio aparecerá em sua página da rede social será apresentada na tela.
No caso, serão mostradas as informações definidas por você quanto ao sorteio, um cronômetro com o tempo que falta para o prazo dele acabar e um espaço em que a pessoa deverá inserir o email para poder participar.
Por fim, o Wishpond mostrará os planos disponíveis, os valores e os benefícios correspondentes — lembrando que é possível utilizar o serviço gratuitamente por 30 dias.
Por fim, o Wishpond mostrará os planos disponíveis, os valores e os benefícios correspondentes — lembrando que é possível utilizar o serviço gratuitamente por 30 dias.
Como acompanhar o sorteio
Assim que o sorteio for cadastrado em sua fanpage, um aviso automático será publicado em sua Timeline. O Wishpond ainda faz com que, quando uma pessoa se cadastra, o sorteio seja compartilhado automaticamente com sua rede de amigos.
Voltando ao site Wishpond, você poderá acompanhar o desenvolvimento do sorteio a partir de um painel de controle específico. Neste espaço, é possível ver o total de participantes e o alcance da promoção, além de realizar o sorteio a partir da opção “Select a Winner Randomly” (selecione um vencedor aleatoriamente, em tradução livre). E, caso você queira cancelar o sorteio, basta selecionar o botão vermelho “Stop”, que, em seguida, se tornará “Delete”.
Voltando ao site Wishpond, você poderá acompanhar o desenvolvimento do sorteio a partir de um painel de controle específico. Neste espaço, é possível ver o total de participantes e o alcance da promoção, além de realizar o sorteio a partir da opção “Select a Winner Randomly” (selecione um vencedor aleatoriamente, em tradução livre). E, caso você queira cancelar o sorteio, basta selecionar o botão vermelho “Stop”, que, em seguida, se tornará “Delete”.
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